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Origem do Turboalimentador
Embora hoje muito se fale a respeito dos motores turboalimentados, eles não são produto de uma tecnologia tão recente quanto possa parecer. O processo de turboalimentação tem sua história ligada a aviação. Com uma pressão maior do que a atmosférica nos cilindros, compensava-se o problema da rarefação do ar em grandes altitudes. Paralelamente, o motor também aumentava sua potência, o que depois se tornou um recurso a mais para os carros de corrida da década de 30. Hoje em dia, consagrados como uma versão aperfeiçoada do motor comum, de aspiração natural , gradualmente os motores turboalimentados se incorporam à indústria de motores pesados e leves , como por exemplo: motores que equipam caminhões, pick-ups, automóveis, barcos etc…

Descrição do Turboalimentador
turbo_geometria_variavel_corte O turboalimentador é composto de um compressor de ar centrífugo, diretamente ligado a uma turbina centrípeta.
O rotor do compressor e o rotor da turbina estão ligados por um eixo suportados por mancais flutuantes, alojados em uma carcaça central. O compressor centrífugo consiste de uma carcaça de alumínio e um rotor. A turbina centrípeta é formada por uma carcaça de ferro fundido e pelo eixo rotor. A carcaça central incorpora o prato do compressor, protetor térmico, anéis trava dos mancais, mancais radiais, mancal de encosto, colar centrifugo, anéis de pistão e anel de vedação.

Noções sobre Funcionamento de um Turboalimentador
De toda a energia produzida por um motor de combustão interna somente um terço é utilizado para a movimentação do motor, o outro terço se dissipa através do sistema de refrigeração e o terço restante se desperdiça como gases de escape. O turboalimentador aproveita a energia produzida pela expansão destes gases para girar o eixo rotor da turbina, que atinge rotações que variam de 3.000 a 130.000 RPM. Por estar unido por um eixo comum ao rotor do compressor este gira à mesma velocidade, aspirando o ar do filtro e comprimindo através da carcaça do compressor para o interior do cilindro.

Componentes do Turbo

turbo_geometria_variavel_corteFunção do Turboalimentador

A função do turboalimentador é fornecer um volume de ar maior ao motor, possibilitando uma queima perfeita do combustível e um melhor desempenho.

Motor Turboalimentado: Um motor turboalimentado, por receber o oxigênio comprimido através do compressor do turboalimentador, trabalha tanto a nível do mar quanto em altitudes, com 100% de sua capacidade volumétrica.
Motor Aspirado: Um motor aspirado perde a cada 1000m acima do nível do mar 10% de sua potência. Somado sua deficiência natural ele teria, em 1000m de altitude, uma perda de 30%.

Diagnóstico

  •  Rotor do compressor totalmente danificado por ingestão de objeto estranho na carcaça copressora.Lubrificante contaminado.
  • Falha no sistema de lubrificação.
  • Palheta do rotor do compressor danificada por ingestão de objeto estranho na carcaça compressora.
  • Depósito de impurezas nos canais de lubrificação do mancal de encosto.
  • Palheta do rotor da turbina danificada por ingestão de objeto estranho na carcaça da turbina.
  • Carcaça da turbina azulada, com trincas internas e na base, causada pelo superaquecimento.
  • Mancal de enconsto e colar  azulados por falha no sistema de lubrificação.
  • Mancais riscados devido a presença de impurezas no óleo lubrificante (contaminado).
  • Lubrificante carbonizado, excesso de temperatura ou má qualidade do óleo.

Preventiva

  • Troque regularmente o óleo lubrificante do motor seguindo as especificações do fabricante do motor.
  • Use somente filtro de óleo de elemento de papel, conforme especificado pelo fabricante do motor.
  • A limpeza frequente e a troca periodica do elemento do filtro do ar protege o turbo.
  • Ao dar a partida no motor, não acelere, espere um minuto para estabelecer o fluxo de óleo ao turbo.
  • Ao desligar o motor não ecelere, espere durante um minuto para só após desligar dando tempo ao turbo para baixar a rotação.
  • Mantenha o sistema de tubulações sempre com as conecções apertadas e livre de obstruções.
  • Revisar o turbo, aproximadamente, a acada 150.000 KM.
  • Mantenha o sistema de injeção do combustível regulado conforme especificado pelo fabricante.

Reposição

  • Certique-se se houve aumento de consumo de combustivel.
  • Muito importante verificar se esta havendo baixa excessiva do óleo lubrificante.
  • Verificar se algum material vindo do filtro de ar tera danificado o rotor do lado frio da turbina.
  • Certifique-se que não há fragmentos vindo do motor que danificam o eixo da turbina.
  • Após saber há quanto tempo o turbo não é revisado, verifique se o mesmo apresenta alguma folga, atrito ou vazamento. Para detectar possível  desgaste gire o eixo do forçando ligeiramente no sentindo vertical (radial) e no sentido horizontal (axial).
  • Com um paquimetro e a tabela padrão certifique-se das medidas e as tolerâncias do rotor do compressor e do eixo rotor da turbina.
  • Verificar a pressão do óleo e se o elemento do filtro não está obstuído, pois isso pode causar falta de lubrificação no turbo.
  • Na reposição do turbo observar se o óleo não está deteriorado pelo tempo de uso sem troca.
  • Jamais use cola nas juntas de lubrificação e retorno de óleo.
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